sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Quem sou como Professor aprendiz?

TICs
Unidade 1

Atividade 1.1
Quem sou eu enquanto professor e aprendiz?

Quando pensamos em educação costumamos pensar no outro, no aluno, no aprendiz e esquecer como é importante olharmo-nos, e que somos profissionais do ensino como sujeitos e objetos também de aprendizagem. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar. Se me vejo como aprendiz, antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e tenho mais facilidade em estar no lugar do aluno, de aproximar-me de sua realidade e modificar meus pontos de vista.
Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural, para que eles expandam seus conhecimentos, se tornem cidadãos que se adequem as necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança. Procuro, na medida do possível, estar me atualizando, para que eu possa dar minha contribuição. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, o professor necessita estar o tempo todo interagindo com o mundo que o cerca, pois nesse novo contexto, educar deve ser, então, colaborar para que alunos estejam inseridos num processo permanente de aprendizagem. Devemos trabalhar de tal forma que o aluno seja capaz produzir conhecimento. Como professora devo estar aberta às novas formas de desenvolver meu trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para enfrentar esses e outros desafios que se seguirão.
Essa sou eu, ao mesmo tempo que penso no aluno, também me coloco como aluno, além de adaptar-me ao outro, eu estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo.

Um comentário:

  1. Olá....tentei encontrar teu email mas não consegui. Estou a procura de informações sobre as politicas de educação inclusiva e sua implementação no municipio de nova lacerda-MT. Peço urgente estas informações. São para a incrição do projeto rondon.meu email é felipabono@gmail.com

    ResponderExcluir