TICs
Unidade 1
Atividade 1.1
Quem sou eu enquanto professor e aprendiz?
Quando pensamos em educação costumamos pensar no outro, no aluno, no aprendiz e esquecer como é importante olharmo-nos, e que somos profissionais do ensino como sujeitos e objetos também de aprendizagem. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar. Se me vejo como aprendiz, antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e tenho mais facilidade em estar no lugar do aluno, de aproximar-me de sua realidade e modificar meus pontos de vista.
Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural, para que eles expandam seus conhecimentos, se tornem cidadãos que se adequem as necessidades que lhes são impostas nesse mundo em constante mudança. Procuro, na medida do possível, estar me atualizando, para que eu possa dar minha contribuição. A medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos amoldarmos, seja no que se refere ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, o professor necessita estar o tempo todo interagindo com o mundo que o cerca, pois nesse novo contexto, educar deve ser, então, colaborar para que alunos estejam inseridos num processo permanente de aprendizagem. Devemos trabalhar de tal forma que o aluno seja capaz produzir conhecimento. Como professora devo estar aberta às novas formas de desenvolver meu trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para enfrentar esses e outros desafios que se seguirão.
Essa sou eu, ao mesmo tempo que penso no aluno, também me coloco como aluno, além de adaptar-me ao outro, eu estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
E- proinfo ( Navegar à deriva)
É maravilhoso esse mundo virtual... Os diferentes caminhos encontrados, navegados em um hipertexto, é fascinante a maneira que se vai navegando entramos em caminhos diversos encontrando as mais variadas informações existentes. Mas, mesmo quando estamos à deriva é preciso saber que há vida além dos mares conhecidos nos mapas, que há outros caminhos além daqueles indicados pelas bússolas e astrolábios, que há outras histórias além das que encontramos em nosso diário de bordo. Precisamos saber que além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos existentes nos mares, há miragens, portos nem sempre seguros, ilhas flutuantes, botes salva – vidas, vertigem e terra a vista e o hipertexto permite, produz e transformam as relações possíveis entre as imagens, os sons e os textos associados de maneira não linear, mediante conexões eletrônicas e envolve maior interligação entre textos, possibilitando caminhos e sentidos múltiplos construídos pelo usuário à medida que opta por determinados links. Todos nós de alguma forma vivemos à deriva em algum momento de nossas vidas, só pelo prazer da busca ou da espera do desconhecido, temos então que percorrer caminhos, ser riachos tranqüilos e rios perenes, seguindo sempre o curso das águas com sabedoria e um dia, não mais teremos medo de ficar à deriva, pois teremos pleno conhecimento dos mares que navegamos.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
sábado, 6 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Comemoração dos aniversariantes do mês de Agosto- Alunos do 6º ano A - turma da Professora Gianne - Nova Lacerda-MT





Os alunos do 6ª ano A da Escola Municipal Getúlio Vargas juntamente com a professora Gianne Amorim, comemorou no ultimo dia 26 de agosto os aniversariantes do mês ( Marcos Vinicius e Paulo Henrique), aproveitaram a data para homenagear também a professora de Língua inglesa, Alcione Mary e o professor de informática Rogério Constance. Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.
Parabéns a Todos!!!! Felicidades!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)






























