segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Relatório TP5- Avançando na prática unidade 17




















































Palavras...

Não busqueis na maioria das palavras o que se deve realmente entender como um verdadeiro sentido de amor. As palavras são importantes para as comunicações, mas não são tão bem explicativas para demonstrar o que de real se precisa saber. Quantas palavras o nosso vocabulário tem? Quantas frases se pode montar com elas? E quantas nós colocamos em prática? As pessoas se prendem tanto às palavras, vigiando todas por toda parte, e cobram o que elas dizem, sem na maioria das vezes sequer entendê-las. Quando se lê uma frase com o coração, o sentido é tão diferente que, às vezes, uma pequena palavra cresce aos nossos olhos, nos chamando a atenção e levando-nos à compreensão exata daquilo que se é falado ou lido. Cuidado ao falar, as palavras criam formas e se manifestam pela vida, ocupando todo o espaço. Falar é simples, mas falar com os olhos do coração será sempre mais seguro. O importante em tudo que se faz, seja falado, escrito, lido ou pensado, é a proporção de sentimento bom usado para manifestar o princípio básico da vida: o amor, apenas o amor.
Palavras são palavras!Não apenas isso, são aglomerados de energia condensada, são expressões de pensamentos, de idéias e sentimentos.Palavras são palavras, não são boas nem ruins! O significado, a energia que elas passam é que faz a diferença! A diferença que reside no sentimento que nós expressamos através do verbo. Pense muito bem antes de falar! Palavras ditas não voltam atrás!Se forem boas, ecoam agradavelmente,Se forem más, ecoam dolorosamente.
Aos 17 dias do mês de agosto apresentei aos alunos do 6º ano o texto palavras, o qual nos mostra a tonalidade emotiva das palvras através deste motivá los a também apresentar as motivações que sentem nas palavras. No primeiro momento disse algumas palavras aos alunos e pedi para que fizessem a definição do que lembrava aquela palavra, qual a relação de sentido que fariam com a mesma. Como sabemos algumas palavras, mesmo que as ouvimos pela primeira vez, não carecem explicação de seu significado, são auto explicativas. Após o comentário do texto de
Adriana Falcão ( Palavra- do livro pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo:Planeta do Brasil,2003,p.108-10.) Pedi aos alunos que usassem a criatividade para expressarem através das palavras o que representava as palavras: Frio, quentes, pesadas, leve, engraçadas e tristes. Todos adoraram o desafio, segue em anexo o resultado das produções.
Professora Gianne Amorim


Um comentário:

  1. ADOREI O TEXTO QUE VOCÊ SELECIONOU PARA APRESENTAR A ATIVIDADE, BEM COMO O RESULTADO DELA. ISSO DEMONSTRA QUE ESTÁ REALMENTE ENTENDENDO QUE SER PROFESSOR VAI MAIS ALÉM, REQUER TIRAR "ÁGUA DE PEDRAS", COMO DIRIA O POETA. PARABÉNS PELO BLOG, TALVEZ SE TODOS O FIZESSEM, NÃO SERIA NECESSÁRIO TANTO PAPEL. FICOU LINDO!!!

    ResponderExcluir